O IBGE divulgou hoje os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio relativos a junho. Os números mostram que o varejo brasileiro continua avançando, sem dar a menor pelota para a crise. O volume de vendas subiu 5,6% na comparação com junho de 2008 e o fechamento do primeiro semestre mostrou aumento de 4,4%.
Quem continua puxando forte esse crescimento são os super e hipermercados, que apresentaram vendas 8,2% maiores do que em junho do ano passado. Além do aumento da massa salarial, na faixa dos 3% nos últimos 12 meses, pesou também para esse bom desempenho a baixa dos preços. Para dar uma idéia, basta dizer que os alimentos encareceram cerca de 3% nos últimos 12 meses, bem menos que a inflação medida pelo IPCA, que ficou perto dos 5%.
Também fizeram bonito as lojas de departamentos, óticas, joalherias, lojas de artigos esportivos, brinquedos, artigos farmacêuticos e de perfumaria. Merece ainda destaque o comércio de materiais de informática e comunicação, segmento que se beneficiou da redução nos preços de computadores e celulares nos últimos meses.
Quem não consegue reagir é o setor de vestuário e calçados. Em junho, o segmento vendeu menos 1% em relação a 2008, consolidando um recuo de 7% nas vendas no primeiro semestre do ano. Também andou de lado o varejo de eletrodomésticos e móveis, que fechou o semestre com vendas 2% menores que as de 2008.
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