O cartão de crédito foi responsável por 65% das dívidas assumidas pelas famílias paulistanas este mês. No geral, o índice de endividamento em SP passou de 46% em julho para 49% em agosto, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Fecomercio. A inadimplência também teve ligeiro aumento - o total de famílias com contas em atraso chegou a 19%, mais que os 17% apurados em julho. O número contraria a trajetória declinante observada nos meses anteriores (21% em maio, 20% em junho e 17% em julho). A quantidade de famílias que acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses também subiu de 5% em julho para 8% em agosto.
De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados estão com até 30% da renda familiar mensal comprometida com dívidas agora em agosto. Em julho o percentual era de 59%. Já em relação ao tempo de atraso no pagamento de contas, a pesquisa mostra que 45% das famílias paulistanas estão com dívidas atrasadas há mais de 90 dias. Outros 37% dos inadimplentes têm contas com pagamentos atrasados em até 60 dias.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela Fecomercio desde fevereiro de 2004. Os dados são coletados junto a cerca de 1.360 consumidores no município de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário