quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vendas no varejo continuam avançando - devagar e sempre

O IBGE divulgou hoje a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) referente ao mês de março. Os dados mostram que o varejo brasileiro segue avançando, embora não no mesmo ritmo de 2008. Porém, não são poucos os analistas que reconhecem que o ano passado foi atípico e que o formidável desempenho da economia nacional nos 3 primeiros trimestres de 2008 não se repetirá tão cedo. Mesmo assim, o volume de vendas do varejo aumentou 1,8% na comparação com março de 2008. No consolidado do primeiro trimestre, esse crescimento ficou em 3,8% sobre o ano passado.

Como tem sido comum nos últimos tempos, nem todos os segmentos se comportaram da mesma maneira. O setor de materiais de construção, por exemplo, acumulou alta de 8,3% entre janeiro e março de 2009, apos ter recuado 13,4% entre setembro de 2008 e janeiro de 2009. Os super e hipermercados seguem voando em céu de brigadeiro. Por outro lado, as lojas de tecidos, vestuário e calcados continuam amargando maus resultados – no trimestre as vendas foram em média 6,6% menores.

Apesar do volume de vendas ter crescido no todo 1,8% , estados como Rio de Janeiro (+4,3%) e São Paulo (+2,3%) tiveram performance ainda melhor. Já Minas Gerais (+1,5%), Bahia (+1,3%), Rio Grande do Sul (-0,9%) e Distrito Federal (-4,6%) ficaram abaixo da média.

A verdade é que tem muito varejista admitindo que poderia ter resultados melhores se não tivesse pisado forte demais no freio no começo do ano, por medo de uma crise anunciada com estardalhaço pelos economistas e por parte da imprensa. Os próprios consumidores foram tomados por um receio que, aos poucos, vai se dissipando.

Um comentário:

Sigmar Sabin disse...

Olá Luiz,

Parabéns pelo seu blog, pelas excelentes postagem que contribuem para eu enriquecer meus argumentos em sala de aula. Já tenho acompanhado seus comentáros na BandNews. Sempre muito bem colocadas e inspiradoras.

Sucesso Sempre!

Sigmar Sabin
Curitiba - PR
www.bomdiahoje.com.br