sábado, 9 de maio de 2009

Baixa confiança ainda atrapalha o e-commerce brasileiro

Dados do IBOPE Nielsen Online revelam que em março de 2009 a internet residencial brasileira chegou a 25 milhões e meio de usuários ativos. Isso representa um crescimento de 12% sobre março de 2008. O aumento do acesso à web a partir das residências aumenta a predisposição do consumidor para fazer compras online, porque eleva a sensação de seguranca dessas transações.

Porém, uma pesquisa divulgada essa semana pelo instituto Quorum Brasil mostrou que, pelo menos nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Salvador, apenas 13% da população tem o hábito de fazer compras pela internet. Curiosamente, o maior percentual de consumidores virtuais está na Classe B, onde 1/3 dos entrevistados possuem esse costume.

Um dos maiores empecilhos para a disseminação das compras online é o medo de usar o cartão na internet e de não receber os produtos adquiridos. Em São Paulo o nível de confianca atinge 63% da população. Mas em Salvador, por exemplo, apenas 43% confiam nas lojas virtuais. Em Porto Alegre essa proporção é praticamente de 50%.

Os homens e as pessoas mais jovens possuem maior propensao em confiar nas transacoes online. Ao contrário, mulheres e consumidores maduros são mais resistentes. Em resumo, apesar do fantástico crescimento da quantidade de internautas no Brasil, o comércio eletrônico ainda não conseguiu vencer seu maior inimigo – a desconfianca do consumidor.

Um comentário:

Priscila Florentino disse...

Com o tempo os resistentes vão acabar se encantando pelas lojas virtuais e a sua praticidade. Mas é preciso pelo menos fazer umas 3 compras para eles poderem confiar, mas até lá muitas águas vão rolar! :)