sexta-feira, 13 de março de 2009

Vendas no varejo crescem 6% em janeiro

Esses tempos de crise proprocionam fortes emocoes e exigem coracao forte. Depois da péssima noticia que foi a queda acentuada do Pib do 4º trimrstre de 2008, hoje de manha saiu o resultado das vendas no varejo em janeiro de 2009 – segundo o IBGE elas subiram 6% em relação a janeiro de 2008.

Eu já tinha adiantado aqui algumas semanas atrás que o consumidor tinha voltado as compras em janeiro. Os números do IBGE confirmam isso. O destaque foi o setor de super e hipermercados, que cresceu 7%, impulsionado pelo aumento da massa salarial, que teve uma elevação de 8,3% em janeiro, e pela baixa nos preços dos alimentos. Hoje pela manha, em palestra feita na Associação Brasileira dos Supermercados, o deputado Delfim Netto previu que as vendas nesse segmento devem fechar 2009 com crescimento entre 3 e 7%.

DE acordo com o IBGE, mesmo segmentos muito dependentes de credito tiveram um bom desempenho em janeiro, como o de moveis e eletrodomésticos, que vendeu mais 6,3%. O destaque negativo foram as lojas de tecidos, vestuário e calcados, que tiveram vendas quase 5% piores do que as de janeiro de 2008. Provavelmente em função do receio dos consumidores, que estão mais resistentes em comprar produtos supérfluos por conta da crise.

Apesar da media de crescimento nacional ter sido de 6%, as vendas em São Paulo subiram mais, com a elevação chegando a 8,7%. O mesmo aconteceu no Rio, que cresceu 7,8%.

Nenhum comentário: