quinta-feira, 26 de março de 2009

Nos shoppings brasileiros, 79% dos clientes são das classes A e B

Hoje, uma nova pesquisa sobre o perfil dos clientes dos shopping centers no Brasil foi divulgada durante evento promovido pela Abrasce – Associação Brasileira dos Shopping Centers e pelo ICSC – International Council of Shopping Centers, em São Paulo. O estudo, realizado pelo IPDM, entre fevereiro e março deste ano, entrevistou 3.213 pessoas em 6 cidades – Rio, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Porto Alegre e SP.

Uma das principais conclusões da pesquisa é que os shoppings brasileiros são mesmo reduto da elite – nada menos que 79% dos seus freqüentadores pertencem às classes A e B. A novidade é que os homens passaram a também adotar essa idéia. Atualmente, 65% do público masculino freqüentador de shoppings vai a um desses centros comerciais toda semana, principalmente em busca de alimentação e lazer. Porém, quando os rapazes entram numa loja, costumam ser mais decididos que as moças – em 78% das vezes eles compram. Entre as mulheres a taxa de conversão nao passa de 59%.


É fato que os shoppings no país são um misto de local de compras e serviços e também um importante destino de entretenimento. Prova disso é que em geral apenas 45% dos clientes saem deles com uma sacola na mão. Por outro lado, 39% dos entrevistados costumam comer nas áreas de alimentação dos shoppings. Outra conveniência muito procurada é o caixa eletrônico, assim como as agências bancárias. A pesquisa mostrou ainda que o gasto médio em shopping centers no Brasil é alto – R$ 140 a cada visita. Os que gastam mais sao consumidores de Classe A, homens e pessoas com mais de 30 anos de idade.

Nenhum comentário: