quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mais de 80% dos americanos têm problemas nos shoppings de lá


Pesquisa feita pela Wharton University mostrou que os shoppings americanos possuem um público fiel. Mas parece que essa fidelidade está sendo retribuída com um certo descaso. A pesquisa mostrou que em geral 81% dos consumidores americanos experimentam algum problema ao visitar um shopping. E não pense que é um único probleminha não. São em média 3 problemas em cada visita.

Para o pessoal que fez a pesquisa problema pode ser tanto a dificuldade de achar uma vaga no estacionamento quanto cheiro ruim no banheiro ou tamanho da praça de alimentação. O estudo verificou ainda que as pessoas que não tiveram problemas apresentam maior nível de satisfação e, claro, maior probabilidade de falar bem do shopping para os outros.

Curiosamente, os problemas mais freqüentes relatados pelos entrevistados não eram relacionados com segurança, limpeza, atendimento nas lojas ou sinalização deficiente. A maior queixa dos consumidores americanos é com a falta de variedade de opções no mix de lojas e com a mesmice, ou seja, os shoppings são todos mais ou menos iguais, com as mesmas lojas, os mesmos eventos e a mesma propaganda. A falta de novidades é também o principal motivo pelo qual os clientes reduzem o tempo de permanência e o gasto médio dentro de um shopping nos Estados Unidos. E é também o fator que mais leva esse consumidor a trocar um shopping pelo outro.

Um comentário:

Ricardo Beck Giuliani disse...

Marinho, eu estou vivendo no Canadá (Ontario - 30 min da fronteira com os EUA) a mais ou menos 6 meses e este fato que relataste é a pura verdade!

Eu já visitei shoppings de pelo menos umas 6 cidades, e eles todos tem o mesmo mix básico de lojas. Então se tu for aqui na cidade que moro Kingston (100 mil pessoas) ou à uma que tenha 500 mil pessoas os shoppings são iguais. Claro que Toronto e as grandes metrópolis tem mais opções.

Abraço

Ricardo Beck Giuliani