terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Vôos internacionais ainda estão cheios

Pesquisa recente, divulgada pelas consultorias Deloitte e Gouvêa de Souza, revelou que 61% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos 2 anos, sendo que 91% desses vão fazê-lo aqui mesmo em nosso país, para a felicidade de hotéis, restaurantes e comerciantes de nossas cidades turísticas.

Porém, até o momento não é bem isso o que vem acontecendo. Dados divulgados na semana passada pela Anac mostraram que enquanto as viagens internacionais cresceram quase 29% entre janeiro e novembro de 2008, os deslocamentos domésticos aumentaram pouco menos de 8% no mesmo período, na comparação com 2007. Agora em novembro, por exemplo, o volume de passageiros em vôos nacionais caiu 1% enquanto o número de turistas em viagem para o exterior aumentou 18% em relação a novembro do ano passado.

Porém, tudo indica que as previsões da Deloitte e da Gouvea de Souza devem mesmo se confirmar. A queda na procura por novas viagens internacionais tem sido bem maior do que a retração na compra de passagens nacionais, segundo dados das agências de turismo brasileiras.
A elevada quantidade de gente viajando para fora do país neste fim de ano se deve ao fato de que esse tipo de viagem é programado com muita antecedência e por isso mesmo os aviões que deixam o Brasil com destino a outros países só devem começar a esvaziar no começo do ano que vem.

Nenhum comentário: