terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ainda as marcas globais

· Já era possível prever o tamanho da crise financeira internacional em maio desse ano, quando saiu o ranking das 100 marcas globais mais valiosas, elaborada pela Interbrand. Uma rápida olhada na lista mostra que todas as empresas de serviços financeiros apresentaram redução no valor de suas marcas em 2008. A Merril Lynch, por exemplo, que vinha crescendo ano após ano, se desvalorizou em 21%. Morgan Stanley perdeu 16% do valor e a AIG 6%. Ou seja, só foi surpreendido pelo tsunami financeiro quem não soube interpretar os números disponíveis no mercado.

· Na relação das 50 marcas mais valiosas da América Latina não entrou nenhuma da Argentina. O principal motivo é que poucas empresas publicam seus números por lá, o que impossibilita à Interbrand conferir a receita gerada pelas marcas argentinas.

· Um dos destaques no ranking global da Interbrand são as marcas de luxo. Em 2008, a Cartier aumentou seu valor em 10%, Prada e Chanel em 9%, Hermés e Rolex em 8%. O desempenho dessas marcas charmosas e inacessíveis para a maioria dos mortais tem sido turbinado exatamente por países emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China. Para você ter uma idéia, segundo pesquisa recente da Bain & Company, o mercado de luxo no ‘BRIC’ deve crescer 25% ao ano nos próximos 5 anos, apesar da crise.

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