sexta-feira, 31 de outubro de 2008

'Breakonsumers' - mais dados da pesquisa

Hoje a coluna no Blue Bus fala sobre uma pesquisa feita pela Limo Inc sobre as conquistas dos brasileiros. O estudo, chamado ‘Breakonsumers’, também fez uma segmentação psicográfica dos nossos consumidores, descobrindo 3 grupos – os estáveis, os emergentes e os engajados:

Os estáveis são pessoas que buscam a manutenção de seu status quo, assim como a estabilidade de seu emprego a qualquer custo. São muito ligadas a valores familiares e não procuram grandes mudanças de vida.

São consideradas emergentes aquelas pessoas insatisfeitas com seu status quo e que estão se beneficiando do atual momento do Brasil para crescerem também. São pessoas autocentradas e individualistas, com pouco interesse pela comunidade em que vivem. Creditam o sucesso a um esforço próprio e acham que a vida ainda não lhes deu tudo o que merecem, por isso até mesmo fogem de toda e qualquer referência à pobreza.

Já os engajados são aqueles que enxergam a mobilidade como um fator importante para a transformação pessoal e coletiva; possuem mais afinidade com consumo cultural e responsabilidade sócio-ambiental e estão constantemente buscando informações, conhecimento e a construção de uma carreira profissional.

Veja outros dados da pesquisa:

Você acha que nos últimos anos você se tornou uma pessoa mais exigente?
Sim – 80%
Continuo igual – 20%

Quais as coisas que mais te surpreenderam na vida?
Poder comprar mais do que você imaginaria que pudesse - 36%
Estudar mais do que você imaginaria que pudesse - 34%
Saber mais do que você imaginaria que pudesse - 46%
Sonhar mais do que você imaginaria que pudesse - 35%

Você se considera uma pessoa:
Classe Baixa - 32%
Classe Média - 64%
Classe Alta - 4%

Comparando hoje com 10 anos atrás, você acha que no mercado existem mais opções de compra?
Sim – 85%
Não – 15%

E você acha que isso facilita a sua vida? Por quê?
Tem mais opções de compra e escolha - 63%
Fabricantes melhoram qualidade do produto - 26%
Existe competição no mercado/ Tiram o monopólio das empresas - 13%

Quando você vai ao mercado fazer compras, você:
Compra sempre as mesmas coisas - 35%
Costuma arriscar comprando novas marcas - 65%

O que você acha que é ter sucesso?
Ter muito dinheiro - 11%
Ser uma pessoa admirada - 36%
Ter uma carreira sólida - 53%

Você gostaria de ser famoso?
Sim - 23%
Não - 76%

Qual seria o maior luxo pra você?
Ter mais tempo livre - 14%
Comprar mais coisas - 16%
Viajar e conhecer novos lugares - 37%
Ser eu mesmo - 23%
Nunca deixar de estudar - 10%

A que você credita questões como alcoolismo, obesidade e anorexia:
Falta de informação – 32%
Fraqueza – 27%
Falta de uma família ou um lar – 25%
Falta da presença de Deus – 25%
Mídia e propaganda – 19%
Problemas de cada uma – 19%
Desemprego – 15%
Falta do que fazer – 12%

Um comentário:

Eder Rabelo disse...

Olá, Marinho.
Sempre acompanho suas notas no BlueBus e há algum tempo tenho visitado seu Blog também.
Nem precisa comentar que além do capricho, tem sempre muita informação relevante.

Tenho algumas questões com relação a última matéria do blog: "Breakonsumers".

Há algumas questões onde a porcentagem somam mais do que 100%, como em "Quais as coisas mais te surpreenderam na vida" e "A que você credita questões como alcoolismo, obesidade e anorexia".

E há uma questão muito vaga, que é a do "Qual seria o maior luxo pra você? "
O que eles pretendem entender, ou responder, com Ser Eu Mesmo - 23%. Como assim.

Sei que a culpa não é sua, e sim da pesquisa. Mas se puder me esclarecer tais pontos, ficarei muito grato.

No mais, parabéns pelo Blog e tudo mais.
Um abraço.
Eder