sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Americanos invstem no Halloween como terapia contra a crise

Hoje, dia 31 de outubro, será comemorado em várias partes do mundo o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. Em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, crianças e adultos vestem fantasias, decoram suas casas com temas fantasmagóricos e os pequenos costumam ir de casa em casa pedindo balas.

Curiosamente, apesar dos americanos estarem fazendo cortes no orçamento doméstico em função da crise econômica, as pesquisas mostram que os consumidores nos Estados Unidos pretendem gastar mais no Halloween deste ano do que gastaram no ano passado. Ao todo eles devem deixar nas lojas, acredite, quase 6 bilhões de dólares. Nada menos do que 74% dos americanos pretendem comprar e distribuir balas para as crianças, metade deles devem decorar suas casas e 1/3 deve comprar fantasias para adultos, crianças e até seus animais de estimação.

A explicação dos especialistas para esse aumento de consumo no Halloween da crise parece um pouco com a tese de muita gente sobre a catarse promovida pelos brasileiros no Carnaval. Ou seja, justamente por que vivem tempos difíceis e estressantes, os consumidores nos Estados Unidos estariam dispostos a escapar um pouco da dura realidade festejando o Dia das Bruxas em alto estilo. Bom para o varejo que ganha uma oportunidade para reduzir as perdas desse fim de ano assustador.

Nenhum comentário: