quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tecnologia dos celulares agora invade os brinquedos infantis

A notícia saiu no Wall Street Journal. Este ano um novo e poderoso equipamento que permite enxergar no escuro com a ajuda de raios infravermelhos e sofisticados sensores será lançado no mercado. Mas o produto não será dirigido a investigadores particulares ou policiais. Bem ao contrário, é um brinquedo de criança chamado ‘EyeClops Night Vision’.

O preço desse brinquedo vai girar em torno dos 80 dólares (R$ 136), bem menos do que os 250 dólares que custaria se fosse lançado poucos anos atrás. O motivo para essa queda no preço pode parecer surpreendente – ela se deve à crescente popularidade das câmeras digitais nos telefones celulares. Um importante processador de imagem usado nos celulares com câmera ficou mais barato nos últimos anos em função do bom desempenho da indústria de telefonia móvel.

Durante muito tempo a dispendiosa tecnologia ótica raramente era vista nos brinquedos, porque os preços dos produtos ficavam fora do alcance dos pais. Mas a demanda por eletrônicos pessoais – câmeras digitais, celulare e TVs de tela plana – fez com que os valores dos componentes caíssem, favorecendo os fabricantes de brinquedos. Como conseqüência, brinquedos com alta tecnologia chegarão às lojas com preços razoáveis.

Outro exemplo disso é um cachorro mecânico de pelúcia, chamado ‘Lucky’, que é capaz de responder a 16 comandos verbais usando um microprocessador semelhante à tecnologia de ativação por voz usada em celulares. As crianças poderão ordenar que Lucky deite, sente ou se sacuda. Graças à redução dos custos dos componentes, o brinquedo chegará às lojas por 30 dólares (R$50).

E assim, a tecnologia vai ficando mais acessível e por isso mesmo invade as lojas de brinquedos e as vidas dos nossos filhos, fazendo com que as brincadeiras de adultos e crianças fiquem cada vez mais parecidas.

Nenhum comentário: