segunda-feira, 14 de abril de 2008

Eles compram o produto sem saber o que tem dentro

Sabe aquelas vezes em que alguém pergunta o que você quer beber e aí você responde distraído – ‘qualquer coisa’ ou ‘tanto faz’? Pois é, se você estiver em Singapura, tome cuidado. Porque ‘Anything’ e ‘Whatever’, que em português quer dizer, ‘Qualquer coisa’ e ‘Tanto faz’ são agora marcas de um fabricante de bebidas daquele país. Quem conta é o pessoal da TrendWatching.

‘Qualquer coisa’ é um refrigerante gasoso, que conta com 6 sabores diferentes. Já ‘Tanto Faz’ é um chá gelado que também possui 6 sabores distintos, tais como uvas brancas, maçã e crisântemo.

Só tem um detalhezinho – quando você pede Qualquer Coisa ou Tanto faz, lá em Singapura, não sabe exatamente qual o sabor que vai tomar. É isso mesmo, do lado de fora da embalagem só existe a lista dos diversos sabores. O que tem dentro da lata o sujeito só sabe quando dá o primeiro gole. Não é incrível? O mais impressionante é que os consumidores, especialmente os mais jovens, estão adorando essa história.

Por trás dessa iniciativa está a confirmação de que as pessoas estão consumindo menos os produtos e mais as experiências. Estão comprando menos os objetos e mais as sensações provocadas por esses objetos. De certa forma, quando a gente compra um celular mais pelo design e pela marca do que pelo o que ele realmente faz, estamos de algum modo repetindo o que acontece em Singapura com os fãs de ‘Qualquer Coisa’ e ‘Tanto Faz”.

2 comentários:

[dea] disse...

adorei a idéia. nesse caso é um produto, mas a idéia também pode ser desdobrada para um compre & ganhe, embalagem promocional e mtas outras coisas legais.

Anônimo disse...

demais!
parece com o chá mate vendido na praia: vc compra e não sabe o que vem dentro!
marinho, amo isso aqui!
salva meu dia.