Pois bem, no dia seguinte ao Super Bowl desse ano, o jornal USA Today fez uma enquete com os leitores para saber qual tinha sido o melhor comercial veiculado durante o jogo. E olha que os maiores anunciantes americanos tinham veiculado filmes naquele dia. Mas o público escolheu justamente o filme de Doritos, que foi criado por um consumidor da marca. Moral da história – os consumidores não só confiam mais no que outros consumidores falam sobre as marcas como também preferem os comerciais feitos pelos colegas.
Por isso mesmo, animados com os resultados desse ano, o pessoal de marketing da Frito-Lay, empresa que fabrica Doritos, resolveu ousar ainda mais no Super Bowl do ano que vem. Eles estão lançando esse mês de outubro, portanto com 4 meses de antecedência, um concurso para escolher uma canção inédita, composta por um cliente. A melhor música vai ganhar um videoclip de 1 minuto que vai passar no intervalo da final do campeonato do ano que vem, que vai acontecer em fevereiro. Um minuto no Super Bowl custa nada menos do que 5 milhoes de dólares, algo em torno de 10 milhoes de reais, mais do que a verba anual de muito anunciante brasileiro.
O mais impressionante é que a música não precisa falar sobre Doritos. Ou seja, não será um comercial propriamente dito, mas um clip patrocinado. Mas eu aposto que vai chamar mais a atenção dos espectadores do que a maioria dos outros comerciais. Por aí a gente vê como o mundo da propaganda está mudado e como hoje em dia vale mais afagar o consumidor do que simplesmente papagaiar as qualidades do produto.
Um comentário:
Marinho,
adoro seus textos, tenho o seu feed como um dos meus favoritos! sempre acompanho vc no bluebus, gostaria de saber onde vc encontra a fonte das pesquisas.. adoro assuntos referentes ao comportamento do consumidor!
Parábens pelo Blog!
Marcel Maineri
adivertido.blogspot.com
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