quarta-feira, 25 de julho de 2007

Não querem cozinhar, por isso levam quentinha para casa

Vocês sabiam que nos Estados Unidos a maior parte das refeições vendidas em restaurantes e lanchonetes é para viagem? Segundo pesquisa do NPD Group, apenas 40% dos pedidos são consumidos nas lojas. Os outros 60% são levados e comidos em casa, no escritório ou no carro.

Em parte o fenômeno tem a ver com a pressa da vida moderna. Pedir comida no escritório ou comer no carro, no meio do engarrafamento, são maneiras de ganhar tempo. Mas tem outro fator interessantíssimo impulsionando essa tendência.

Boa parte da comida comprada nos restaurantes na verdade substitui os alimentos preparados em casa. É isso mesmo – para não ter que cozinhar o povo de lá leva comida pronta. Para você ter uma idéia, 50 anos atrás apenas 25% dos gastos com alimentos nos Estados Unidos, incluindo compras em supermercados, eram absorvidos por restaurantes e lanchonetes. Hoje esse total chega a quase 50%.

Ou seja, para não ter que ir a um supermercado nem perder tempo na cozinha, os americanos estão deixando que os restaurantes cozinhem para eles. É verdade que lá eles não têm empregada doméstica, como as famílias de classe média e alta daqui. Mesmo assim, este é um bom sinal de como, para muitas pessoas, a busca radical pela conveniência anda falando mais alto do que o conceito de qualidade, hoje em dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Luiz!
Sou ouvinte da Band News e ouvi sua matéria em que você fala sobre o consumo de comida pronta que, por conveniência, é levada para casa onde substitui o preparo da refeição em casa.
Eu tenho 30 anos e morei 7 na América do Norte (EUA/Canada).
Essa habito cultural é tão verdadeiro que eles já mau sabem preparam refeições mais complexas. Conheci muitas famílias onde a mulher e também o esposo não conheciam o que é e para que serve uma panela de pressão.
Por causa dos congelados, não sabem preparar algo mais trabalhoso...
E a balança mostra as consequências destas opções.
Outra coisa que notei, quando morei lá, é que ficava mais barato eu almoçar no McDonnalds (por exemplo), do que comprar no supermercado todos os itens para fazer um hamburguer com fritas. Eles tem um Dollar Menu, onde a economia e conveniência fala mais alto...

Gostei da sua matéria! Parabéns!!

Abraço,