segunda-feira, 23 de julho de 2007

Livros só pela web ou em megastores

Quase 10 anos atrás, foi lançado um filme bonitinho, chamado ‘Mensagem para Você’, com a Meg Ryan e o Tom Hanks, que abordava a relação de 2 pessoas que trocavam mensagens pela Internet sem saber ao certo um a identidade do outro. Acontece que os 2, apesar de apaixonados no mundo virtual, eram também adversários ferrenhos no mundo real. Ela era dona de uma pequena livraria independente, que acabou falindo por causa da concorrência da mega-loja de livros que ele abriu no bairro, roubando todos os clientes dela.

Isso é exatamente o que está acontecendo agora em vários países – a venda de livros está se concentrando em super livrarias, que oferecem também filmes, música, possuem um belo café, muita variedade e bons preços. Quem não compra nessas mega stores, acaba preferindo a comodidade e os descontos das livrarias virtuais na Internet, como a Amazon. As independentes, enquanto isso, vão definhando.

No Brasil, fenômeno parecido está acontecendo. As pequenas não estão conseguindo enfrentar as mega livrarias, que se multiplicam por todo o pais. Algumas dessas, inclusive, como a Cultura em SP e a Travessa, no Rio, aliam variedade com bom serviço, tornando-se um paraíso para os que adoram livros, como eu. Inferno, por outro lado, é o que sobrou para as independentes, que aos poucos vão desaparecendo do cenário. O que é uma pena.

Nenhum comentário: