quarta-feira, 16 de maio de 2007

Você é um 'cagador de regra'?

Você já foi chamado pejorativamente de 'cagador de regra'? Pois saiba que essa é apenas uma maneira que as pessoas encontram de menosprezar quem busca conhecimento e resguardar a predominância dos 'fazedores' sobre os 'pensadores'.

Essas reflexões vieram à minha mente quando li na semana passada a coluna do antropólogo Roberto daMatta no jornal O Globo. O texto se chamava "O valor das idéias". Nesse artigo, DaMatta explica como e porque as idéias e os livros são alvo de comentários jocosos por parte das pessoas que não gostam dessas duas coisas.


Nosso mercado avança célere para uma nova fase onde seremos avaliados e recompensados pelas idéias e não mais pelos acordos comerciais ou sacadinhas publicitárias que produzirmos. Mas para chegar nesse ponto, será preciso antes passar por cima das barricadas cuidadosamente construídas por aqueles que estudaram nas 'escolas da vida' e que gostam de repetir a torto e a direito que 'quem sabe faz, quem não sabe ensina'.


Assim que terminei a leitura do texto do Roberto DaMatta, soube que ali estava um tema de coluna para o Blue Bus. Não é a 1a vez que toco no assunto. Certamente não será a última. Para ler o texto, você já sabe. Basta dar um pulinho lá no nosso velho e bom ônibus azul.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a reflexão. Mas acho que o 'caga-regra' normalmente é o cara que tenta ditar normas a torto e direito, não apenas o cara que tem idéias... DE qq forma, há muitas pessoas que desdenham de quem tem um pouco mais de informação, graças à leitura, à atenta observação, à leitura nas entrelinhas...

um abraço!

LUIZ ALBERTO MARINHO disse...

Olá Jorge,

É verdade - há 'caga-regras' que adoram papaguear conceitos sem a menor idéia do que estão dizendo. Aqui a idéia foi abordar justamente aqueles com maior poder de análise por conta do conhecimento adquirido. Obrigado pelo reparo!