sexta-feira, 25 de maio de 2007

Informação, sim. Nos jornais impressos, talvez.

Dados recentes, divulgados pela Nielsen Net Ratings, colocam um pouco mais de luz na discussão sobre o futuro dos jornais impressos. Somente no 1º trimestre desse ano, cerca de 38% dos usuários da Internet nos Estados Unidos acessaram sites dos jornais americanos, um aumento pequeno, da ordem de 5% sobre o mesmo período no ano passado, mas significativo. O tempo que as pessoas passaram lendo jornais na web também subiu, algo em torno de 11%.

Isso mostra que as pessoas continuam interessadas em notícias e confiam nas fortes marcas construídas pelos jornais tradicionais. Apenas não estão mais dispostas a esperar até o dia seguinte para saber o que aconteceu no país e no mundo. Afinal de contas, como a gente costuma dizer aqui na Band News FM, em 20 minutos tudo pode mudar.

Essa mudança no consumo de informação faz todo o sentido. Ninguém aceita esperar muito pelo que deseja nessa sociedade instantânea na qual vivemos. Lojas 24 horas, caixas eletrônicos, celulares e principalmente a Internet viraram de cabeça para baixo as noções tradicionais de tempo e espaço. Em outras palavras, queremos tudo aqui e agora.
Essa é uma boa lição não apenas para os veículos de comunicação, mas para todo mundo. O desejo dos consumidores pode até ser o mesmo, mas agora eles estão mais imediatistas, impacientes e exigentes. Por isso, muita gente vai precisar mudar o jeito de vender as mesmas coisas para não perder o cliente.

Nenhum comentário: