segunda-feira, 2 de abril de 2007

Cidade Limpa - mas não tem um certo exagero?


Como morador de São Paulo, acho que as empresas de mídia exterior estavam exagerando um pouco e que a cidade respira melhor sem tantos outdoors e painéis luminosos. Sei que a retirada das placas revelou uma enorme quantidade de fachadas sujas e mal conservadas. Talvez seja a hora de lançar uma nova lei - a "Fachada Limpa", quem sabe.

Mas como profissional de marketing, não dá para fingir que a lei ajuda às empresas anunciantes. Hoje, quando passamos tempo demais nos deslocamentos urbanos, a mídia exterior era uma boa companheira dos consumidores e boa vendedora para as marcas.

Nesse fim de semana foi a vez dos letreiros de loja serem retirados por toda a cidade. E aí, seja como cidadão ou marqueteiro, creio que a lei é um exagero. Não acho que o letreiro da Blockbuster (foto) sujasse a cidade. Ao contrário, para mim ele enfeitava. O prejuízo do comércio, especialmente o de rua, será imenso.

Quem ganha, dos 2 lados, são os shoppings. Como mídia, já que as marcas poderão continuar fazendo propaganda, panfletagem e sampling dentro desses centros comerciais. E também como local onde os letreiros dos varejistas ainda podem refletir a proposta de cada marca, sem a limitação severa demais da lei paulistana.

2 comentários:

thais disse...

exagero mesmo. cadê o equilíbrio? essa do letreiro dói os olhos...

Fe disse...

Nem gosto muito de discutir essa lei pq sinceramente, nunca olhei o lado feio... muito pelo contrário, sempre olhei o lado bonito... como um outdoor ou uma faixada bem feita coloriam um determinado lugar!
Antes, quando andava na Av Sto Amaro, sabia onde tinha um lugar pra arrumar o som do meu carro... um outro pra colocar rack, etc... agora está uma coisa horrível! Não acredito que tenham olhos que consigam ver beleza nesse exagero!