Depois de trazer Sir Ken Robinson no ano
passado para o festival de Cannes, a Ogilvy convidou o filósofo Alain de Botton
esse ano, dentro do projeto Ogilvy & Inspire. Funcionou. De Botton falou de
arte, propaganda, capitalismo, sucesso e fracasso, sempre utilizando exemplos
de outros pensadores, de Epicuro a Nietzche, prendendo a atençao da platéia com
um discurso bem humorado e
sem ajuda de nem um slide de powerpoint.
O filósofo disse que a arte, quando tem qualidade, nos recorda coisas boas - Quando você ouve Paul McCartney cantando 'Hey Jude', você lembra da importância de ter alguém para amar" - exemplificou. Segundo De Botton, a publicidade deveria fazer a mesma coisa. Mas nem sempre isso acontece, porque o capitalismo, na opinião dele, falha na tarefa de atender as necessidades mais importantes das pessoas, aquelas colocadas no topo da pirâmide de Maslow. Outro ponto abordado por De Botton foi o medo de errar - "O sofrimento faz parte do processo criativo. Nietzche odiava o álcool e o cristianismo porque achava que ambos abreviavam o sofrimento das pessoas. Se você não estiver preparado para falhar, nunca será bem sucedido", ensinou à plateia.
A apresentação de Alain de Botton reforçou a ideia de que as melhores apresentações deste ano em Cannes devem vir mesmo de fora do mundinho da publicidade.
O filósofo disse que a arte, quando tem qualidade, nos recorda coisas boas - Quando você ouve Paul McCartney cantando 'Hey Jude', você lembra da importância de ter alguém para amar" - exemplificou. Segundo De Botton, a publicidade deveria fazer a mesma coisa. Mas nem sempre isso acontece, porque o capitalismo, na opinião dele, falha na tarefa de atender as necessidades mais importantes das pessoas, aquelas colocadas no topo da pirâmide de Maslow. Outro ponto abordado por De Botton foi o medo de errar - "O sofrimento faz parte do processo criativo. Nietzche odiava o álcool e o cristianismo porque achava que ambos abreviavam o sofrimento das pessoas. Se você não estiver preparado para falhar, nunca será bem sucedido", ensinou à plateia.
A apresentação de Alain de Botton reforçou a ideia de que as melhores apresentações deste ano em Cannes devem vir mesmo de fora do mundinho da publicidade.
Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannes, maior e mais importante evento global de comunicação de marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário