sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Desempenho do varejo em setembro prova que o brasileiro está pisando fundo no acelerador do consumo.

Se em 2009 o consumidor brasileiro botou o pé no freio, especialmente na primeira metade do ano, por medo da crise, esse ano ele está fazendo justamente o contrário, ou seja, pisando fundo no acelerador.


Prova disso são os dados que o IBGE divulgou agora de manhã sobre o desempenho do varejo nacional. Em setembro, o volume de vendas foi 11,8% superior ao do ano passado. As vendas no comércio brasileiro, que já tinham subido 12,8% no primeiro trimestre e 10,3% no segundo, tiveram uma elevação de 11,1% nesse terceiro trimestre de 2010, o que já permite dizer que o crescimento ao final desse ano será da ordem de dois dígitos. O acumulado dos primeiros 9 meses do ano já é 11,4% maior que o do mesmo período de 2009.


Todos os setores do varejo aumentaram suas vendas, com destaque, mais uma vez, para os super e hipermercados, para as lojas de móveis e eletrodomésticos, e para o segmento composto por lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, e de brinquedos. A venda de automóveis e motos, porém recuou 4% em setembro, numa demonstração de que o mercado pode estar se acomodando depois de tanto avanço.


No plano regional, os destaques foram, pela ordem, pra os estados de São Paulo, Rio, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Por outro lado, a Bahia cresceu apenas 8,8% e o Distrito Federal apresentou o menor aumento de todo o país - somente 5,8%.

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