quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasileiros se negam a pisar no freio do consumo e fazem a festa do varejo nacional

O varejo brasileiro continua desmentindo os prognósticos dos economistas, que previam uma certa desaceleração no consumo das famílias no 2o semestre. Prova disso são os resultados referentes ao mês de agosto da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, retrato mais fiel do desempenho do varejo nacional, que foram divulgados agora de manhã. Pois bem, o volume de vendas foi 10,4% superior ao de agosto do ano passado. Mesmo na comparação com julho de 2010, mês tradicionalmente bom para o comércio, por conta do Dia dos Namorados, houve crescimento de 2% no volume comercializado. No acumulado de 2010 as vendas já são 11,3% maiores que em 2009. Se a gente considerar ainda a venda de automóveis e material de construção, aí o aumento sobe para 14% em relação a agosto do ano passado e o acumulado do ano passa de 12%.


O momento é tão bom, que todas as 10 atividades do comércio tiveram crescimento em agosto. Os melhores desempenhos foram, mais uma vez, dos super e hipermercados e das lojas de móveis e eletrodomésticos. Do ponto de vista regional, os destaques ficaram, pela ordem, com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.


Com a baixa do dólar favorecendo o consumo de alimentos e produtos importados, tudo indica que esse Natal será histórico para o varejo, o que garantiria um crescimento de 2 dígitos para o comércio brasileiro em 2010.


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