O varejo brasileiro luta não apenas para elevar vendas, mas também para manter as margens, que em última análise é o que conta. Por outro lado, o nosso consumidor, embora com maior poder aquisitivo, ainda é muito sensível ao preço. Por isso mesmo, a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços atrapalha tanto. Afinal, se os varejistas aumentarem muitos seus preços para melhorar suas margens podem assustar os clientes.
Para você ter uma ideia do tamanho da mordida do Leão nas nossas compras cotidianas, vale dizer que segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT, se um brasileiro resolver dar à namorada um perfume importado no próximo Dia dos Namorados, vai pagar 78,43% de impostos. Numa calça jeans os impostos chegam a 38,5%. Do preço da caixa de bombons, 37,6% são impostos.
Pesquisa feita em março pela FIESP mostrou que 84% dos entrevistados sabem que pagam impostos embutidos em produtos e serviços. E a maioria acha esses impostos muito altos. Porém, quando estão nas lojas, essas pessoas decidem a compra em função do preço final que pagam, sem levar em conta o que é custo do produto ou imposto.
Por isso, parte do varejo prejudica suas margens de lucro para manter clientes. E alguns chegam mesmo a apelar para a sonegação. Melhor seria se todos soubessem exatamente quanto pagam ao governo em cada compra, não acha?
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