terça-feira, 24 de novembro de 2015

Pesquisa confirma o que todo mundo sabe: consumidor quer gastar menos neste Natal

A tradicional pesquisa de intenção de compras de Natal da Deloitte deu o resultado esperado: 63% dos brasileiros tem a intenção de gastar menos em presentes neste Natal, em comparação com o ano passado. Esse índice é menor nas classes A e B (56%) e maior nas classes D e E (72%). A Classe C ficou ali perto da média, com 64% declarando que pretende gastar menos esse ano.

A queda em valor, de acordo com a pesquisa, será próxima de 18%. Ou seja, ao invés de despender R$ 460 o consumidor estima gastar R$ 377 no Natal da Crise. A quantidade de presentes também vai diminuir, porém em menor escala: ao invés de 6 presentes, os brasileiros pretendem comprar apenas 5. O que significaria uma queda no valor médio de cada presente.

Na hora de comprar itens como roupas, sapatos, cosméticos e perfumes, os consumidores pretendem dar preferência às lojas físicas, principalmente as de shoppings. Já as compras de livros, eletrônicos, e video games, tendem a ser
feitas no comércio virtual. A pesquisa mostra ainda que 20% dos entrevistados pretendem aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal. Em 2014  esse percentual era de 9%.

Os dados da pesquisa devem ser analisados com cautela. Afinal, apesar de toda a racionalidade, na hora 'agá', dentro da loja, com a decoração de Natal ao redor e o 'jingle bells' no ouvido, a emoção costuma falar mais alto, elevando os gastos natalinos. Mas não há dúvida: o consumidor está com os dois pés atrás e vender não será tarefa nada fácil nesse fim de ano.

Nenhum comentário: