Uma das primeiras medidas adotadas por shopping centers em
fase de lançamento é recorrer às franquias para completar o tenant mix com
marcas conhecidas. Mesmo shoppings consolidados estão sempre de olho em boas
franquias para renovar o conjunto de lojas ou ocupar suas expansões. Por isso
mesmo, vale a pena analisar com atenção os números do franchising brasileiro em
2014, divulgados na semana passada pela ABF - Associação Brasileira de
Franchising.
Para começo de conversa, o faturamento do setor em 2014
chegou a R$ 127,3 bilhões, o que significa um aumento nominal de 7,7% em
relação a 2013. Para efeito de comparação, vale lembrar que tanto os shopping
centers quanto o varejo brasileiro cresceram mais do que isso - no ano passado as
vendas dos shoppings avançaram 10%, segundo a ABRASCE, e as do varejo 8,5%, de
acordo com o IBGE. Em outras palavras, as franquias evoluem mais ou menos no
mesmo ritmo do comércio nacional.
Quer saber quem puxou esses índices para cima? Então anote
aí - na hora de planejar o mix, olhe com carinho para as franquias de produtos
de comunicação, informática e eletrônicos. Em 2014 elas elevaram o faturamento
em 27%. Marcas de acessórios e calçados também fizeram bonito, avançando 19%. O
segmento de alimentação ficou estável, crescendo 7%, mas as vendas das
franquias de vestuário, por outro lado, decepcionaram, aumentando apenas 3%.
A boa notícia é que, mesmo diante do cenário econômico
turbulento, o país ganhou 239 redes franqueadoras e 11.232 novas unidades
franqueadas no ano passado - quantidade de lojas quase 10% maior do que a
existente em 2013. Das mais de 125 mil unidades operando no Brasil no ano
passado, somente 3,7% foram obrigadas a fechar as portas. O ranking atualizado
das cinco maiores marcas, por quantidade de unidades em operação é composto,
pela ordem, por O Boticário, Wizard Idiomas, Colchões Ortobom, Cacau Show e
Subway.
O setor de franquias ainda está bem concentrado no Sudeste,
onde ficam cerca de 60% das unidades, e mais especificamente em São Paulo,
local de operação de 37,5% delas. Apenas 2.108 municípios brasileiros possuem
franquias, ou seja, 62% deles ainda não conhecem redes franqueadoras. De certa
forma, a penetração das franquias no setor nacional de shopping centers também
é modesta - somente 5% das marcas e 34% das lojas em shoppings são franquias.
Como é possível perceber, há muito espaço para o crescimento
do franchising por aqui. Assim como não faltam oportunidades para o avanço dos
shopping centers. Ambos são ainda negócios em fase de amadurecimento e por isso
mesmo faz todo o sentido que caminhem de mãos dadas, em seus rumos de expansão.
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