segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Shoppings: ritmo da expansão será menor e Copa não vai elevar vendas de todos

Na 5a feira passada aconteceu em São Paulo o 1o Fórum Brasileiro de Shopping Centers, promovido pelo LIDE com o apoio da GS&BW, que foi responsável pelo conteúdo dos paineis e pela coordenação da premiação aos destaques da indústria. Estiveram presentes ao Hyatt mais de 400 pessoas, incluindo os nomes mais destacados do mercado. Durante o evento, os participantes responderam a uma breve pesquisa feita para medir a opinião do setor a respeito da expansão dos negócios. Quer saber os resultados? Vamos lá.

Cerca de 2/3 dos respondentes (64%) acreditam que a expansão dos shopping centers nos próximos 5 anos terá ritmo menor que o dos 2 últimos anos. Para a maior parte dessas pessoas (47%), o principal obstáculo para a expansão dos shoppings no país é a economia. Pela ordem, os demais entraves são a burocracia imposta pelo poder público (21%), a falta de lojistas (12%) e a escassez de bons terrenos (11%).

A crescente presença de marcas internacionais atuando no Brasil foi considerada por 80% como sendo benéfica tanto para os shopping centers quanto para os varejistas nacionais. Quanto à participação dos shoppings no e-commerce brasileiro, 30% acreditam que isso se dará no curto prazo e 45% no médio prazo - somente 11% pensam que os shoppings não entrarão nesse negócio.

Por fim, quando o assunto é Copa do Mundo, as visões já são bem mais cautelosas: 52% acham que as vendas aumentarão apenas para alguns segmentos do varejo, 8% acreditam que não aumentarão para ninguém e 22% chegam a dizer que as vendas vão diminuir em função do campeonato mundial de futebol em nosso país.

E aí? O que você achou? Dê a sua opinião sobre esses temas!

Nenhum comentário: