quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pesquisa | 95% dos brasileiros tomam café

Adivinha qual é a bebida mais popular no país? Pois é, nada menos que 95% dos brasileiros tem o costume de beber café. Penetração igual a essa só quem possui é a água. Quem garante é a pesquisa que a ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, divulgou na semana passada.

Os principais motivos pelos quais tomamos tanto café são hábito e tradição. Desde cedo nos acostumamos a provar a bebida e também a acompanhar o ritual doméstico de passar um cafezinho de manhã cedo, após as refeições e quando chega uma visita. Porém, essa tradição pode estar ameaçada. Já chega a 29% o índice de pais com filhos menores de 9 anos que resistem a misturar o café no leite das crianças, por temer que os baixinhos fiquem excitados demais. Hoje, o achocolatado muitas vezes é o escolhido para dar sabor ao leite dos brasileirinhos.

Por outro lado, cresceu mais de 3 vezes nos últimos 7 anos o consumo de café fora de casa. Ainda segundo a pesquisa da ABIC, em 2003 apenas 14% dos consumidores bebiam café na rua. No ano passado, esse número subiu para 57%. Se em casa 97% das vezes o café é coado, na rua outros tipos ganham espaço, como o expresso, por exemplo, que é preferido por 18% dos que apreciam o café fora de casa. Em média, os entrevistados tomam um expresso na rua 14 vezes ao mês. Ou seja, praticamente dia sim, dia não.

Nenhum comentário: