quarta-feira, 16 de março de 2011

Tempos bons para pequenos varejistas e grandes fabricantes

A Nielsen reuniu executivos da indústria e do varejo ontem, em São Paulo, para fazer um grande balanço do que foi o mercado de produtos de consumo em 2010. No encontro Eduardo Ragasol (foto)  confirmou que o volume de vendas no varejo cresceu 5,7% no ano passado, resultado fortemente influenciado pela melhoria do poder de compra da classe média baixa e da baixa renda. Outra consequência do aumento da importância desse consumidor emergente foi a consolidação dos supermercados de médio porte e do pequeno varejo em detrimento dos hipermercados. É que essas pessoas preferem fazer compras mais frequentemente e perto de casa do que ir às grandes lojas para fazer compras de mês. Ainda falando do varejo, o crescimento nas vendas foi bastante impulsionado ainda pelo consumidor da região Nordeste e pelos estados mais ao leste do país.

Já na indústria, o cenário segue favorável aos grandes. Os 40 principais fabricantes cresceram o volume de vendas em 7,4%, acima da média, portanto. Os fatores mais importantes para esse desempenho foram os investimentos em novos produtos e a boa gestão no ponto de venda.

Para 2011 a Nielsen espera um aumento ainda maior nos lançamentos, já que os consumidores estão pedindo novidade e variedade. Outra tendência será o acirramento da concorrência, o que deve levar as empresas a buscar mais diferenciação e inovação.

Nenhum comentário: