segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Maioria dos consumidores ainda prefere comprar produtos na loja e levar na hora

No que diz respeito ao varejo, o Brasil de hoje difere tremendamente de boa parte do mundo. A novidade, é que, dessa vez, a gente difere pra melhor. Pesquisa feita pela IBM com 30 mil consumidores em 13 países mostrou que 20% deles continuam fazendo apenas compras motivadas por necessidade e não desejo. Outros 19% andam caçando produtos em liquidação e 16% têm adiado mais suas compras. Por tudo isso, não surpreende que consumidores pelo mundo afora valorizam mais as promoções que qualquer outra coisa.

A pesquisa mostrou ainda que a experiência de escolher e comprar o produto na loja ainda ganha de longe da transação pela internet. Nada menos que 60% dos entrevistados disseram que preferem comprar na loja e levar para casa na hora. Isso só confirma a influência que a gratificação instantânea tem na decisão de compra.

Mas se a loja está em alta, os vendedores das lojas, esses estão em baixa, viu? Apenas 18% dos consumidores têm suas escolhas influenciadas prioritariamente pelos varejistas. Hoje, as melhores fontes de recomendações são amigos e família.

Se a questão da compra exclusivamente por necessidade não bate muito com o que vem acontecendo no comércio brasileiro, por outro lado a preferência pela experiência de compra na loja e a influência dos amigos e parentes sobre a opinião dos vendedores, isso tem tudo a ver com o consumo aqui no nosso país.

Nenhum comentário: