quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Crianças fazem com que famílias gastem mais e passem mais tempo no shopping

Neste Dia das Crianças muitos dos presentes foram comprados em shoppings. E vários desses presentes foram, provavelmente, escolhidos pelas próprias crianças. Pesquisa feita pela Ipsos, a pedido da Associação Brasileira de Shopping Centers, mostrou que já a partir dos 4 anos elas pedem de tudo - de balas, chocolates e biscoitos a roupas e celulares. As meninas ainda gostam de pedir bonecas, enfeites de cabelo e maquiagem, enquanto os meninos preferem ganhar figurinhas, bonecos, carrinhos e video games.


A pesquisa, feita com mais de 1.200 pessoas nas cidades do Rio e de São Paulo, mostrou ainda que os brasileiros que têm crianças em casa visitam mais os shopping centers e quando levam os pimpolhos para o shopping normalmente ficam lá mais tempo. Para você ter uma idéia, sem crianças os adultos entrevistados passam normalmente perto de 2 horas num shopping. Já com elas a tiracolo a visita passa a durar em média perto de 3 horas e meia.


O estudo mostrou ainda que as pessoas hoje vão aos shoppings tanto para comprar como para passear. Aliás, é cada vez mais difícil dissociar uma coisa da outra. Quer um exemplo? Apesar de 58% dos entrevistados não terem planejado comprar algo no shopping que visitavam, 90% dessas pessoas acabaram gastando, principalmente em alimentação, lazer e roupas e calçados para os filhos.


A pesquisa ajuda ainda a derrubar o mito de que o shopping é a praia dos paulistas. Você sabia que 2/3 dos cariocas concordam com a ideia de que passear no shopping é um dos melhores programas de lazer em família? Em São Paulo essa proporção cai para 1/3. Outros dados interessantes - quase 4 em cada 10 crianças cariocas e paulistanas de até 12 anos de idade escolhem elas mesmas o que querem vestir e 3 em cada 10 são responsáveis pela escolha do shopping que a família frequenta.


Pra terminar, adultos com crianças costumam visitar shoppings mais frequentemente nos fins de semana e no período da tarde. A pesquisa, que foi apresentada na semana passada no Congresso de Shoppings que aconteceu em São Paulo, conclui que levar crianças ao shopping pode sim representar mais despesas e alongar a visita. Por outro lado, não há dúvida de que esses centros comerciais tornaram-se um ponto de convergência dos interesses de pais e filhos e por isso mesmo é um cenário perfeito para o encontro da família.


Nenhum comentário: