segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pesquisa | 18% dos brasileiros querem cancelar a linha fixa e ficar só com o celular

Lá pelo final dos anos 70 possuir uma linha de telefone fixo no Brasil era sonho para poucos. Como os planos de expansão eram bem limitados, os telefones ficavam caríssimos e tinha até gente que vivia de alugar linhas. De lá para cá, muita coisa mudou. Mais companhias disputam o mercado, os preços despencaram e os celulares se espalharam pelo país e atendem consumidores de todas as classes sociais.

Para dar uma idéia do quanto caiu o prestígio das linhas fixas, basta dizer que apesar de 91% dos brasileiros possuirem um telefone em casa, cerca de 18% dessas pessoas pretendem cancelar o serviço para ficar apenas com o celular. Pra piorar a situação, nada menos que 60% desses desistentes pretendem abrir mão das suas linhas nos próximos 6 meses. Quem garante é uma pesquisa feita agora em julho pela consultoria KPMG.

Um dos motivos que ainda sustentam os telefone fixo nas residências brasileiras é o acesso discado à internet. É isso mesmo, para 42% dos entrevistados essa é a maior razão para manter a linha tradicional. Outros 44% disseram que continuam com seus telefones fixos por hábito. Além disso, o custo das ligações nos celulares ainda são mais altos, o que ajuda a dar uma sobrevida para as linhas residenciais.

Tudo isso, porém, pode mudar no futuro. Por isso mesmo, garantir a sobrevivência dos telefones fixos é um baita desafio de marketing.

Nenhum comentário: