quarta-feira, 16 de junho de 2010

IBGE | Eletrodomésticos e vestuário puxaram vendas do comércio em abril

O IBGE divulgou hoje pela manhã os resultados da sua Pesquisa Mensal do Comércio relativa ao mês de abril, quando o volume de vendas no varejo brasileiro cresceu 9,1% na comparação com 2009. Se considerarmos também os segmento de material de construção, motos e automóveis, a elevação passa para 12,7%.

Apesar desses bons números, o varejo ficou um pouco apreensivo - pela primeira vez desde dezembro as vendas foram menores que as do mês anterior, um recuo de 3%. Tudo indica, porém, que se trata de uma queda pontual. Os indicadores são bons e no acumulado dos primeiros 4 meses do ano o aumento do volume vendido já chegou a 11,8%.

Alem da queda em relação a março, os resultados de abril trouxeram outras novidades - pela primeira vez em muito tempo não foram os supermercados que puxaram as vendas para cima e sim o setor de móveis e eletrodomésticos, que tiveram um incremento de 22,7% sobre 2009. Isso já pode ser o efeito Copa do Mundo, ou seja, muita gente aproveitou a oportunidade para trocar a TV por uma mais nova, de olho nas transmissões dos jogos do Brasil.

Outro setor que fez bonito foi o de tecidos, vestuário e calçados, que passou por maus bocados no ano passado. Agora em abril ele foi responsável pela terceira maior contribuição para o crescimento do varejo, com a subida de 16,7% no volume de vendas na comparação com 2009. Aqui quem ajudou foi o frio.

Nenhum comentário: