Ontem eu publiquei no Blue Bus uma nota sobre a pesquisa do Latin Panel sobre o comportamento dos brasileiros nos supermercados (leia aqui). Hoje falo mais sobre esse estudo, que segmentou os consumidores em 3 grandes grupos:
- 54% deles são considerados "apaixonados". Estes são mais fiéis aos seus supermercados, afinal, concentram mais de 70% dos seus gastos neste canal. São donas de casa das classes AB, em geral com mais de 50 anos e que vão ao supermercado para encher a despensa.
- No extremo oposto estão os "oportunistas", que representam 21% dos consumidores e costumam seguir as promoções. Em geral são mulheres na faixa dos 40 anos, que não trabalham fora, das classes D e E.
- No meio do caminho estão os "mixadores", que somam 26% dos consumidores. Eles são mais jovens e majoritariamente pertencem à Classe C. Estes é que andam comprando em vários lugares diferentes e se constituem em alvo preferencial para os supermercados brasileiros.
2 comentários:
Oi Marinho!
Sou mestranda e estou fazendo minha dissertação sobre marcas próprias. Saberia como posso ter acesso a esse estudo da LatinPanel?
Obrigada!
Marina Pappone
marina.pappone@gmail.com
Boa tarde Marinho.
Primeiramente, muito interessante seu blog.
Sou formando e preciso levantar alguns dados da Latin Panel. Como tenho acesso?
Lhe agradeço.
Alex Serra
alex.serra@globo.com
Postar um comentário