quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Em 2009 o número de cartões de crédito deve crescer e a inadimplência também

A Abeccs, Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços, divulgou ontem o balanço do setor em 2008. Os resultados mostraram uma movimentação no ano 24% maior que a de 2009, chegando a 223 bilhões de reais. Considerando apenas os cartões de crédito, este ano foram emitidos mais de 25 milhões de plásticos, o que significa 22% mais que no ano passado. Esse aumento foi impulsionado pelo crescimento econômico, que possibilitou que muitos brasileiros de menor poder aquisitivo fizessem seus cartões e também em função da forte migração dos usuários de outros meios de pagamento, como os talões de cheque, para o meio eletrônico.

Outro fator importante foi o investimento do setor para ampliar a aceitação dos cartões pelos estabelecimentos comerciais. Para você ter uma idéia, o Brasil tem hoje 1 milhão e 300 mil pontos de venda cadastrados e se depender das empresas de cartões esse número deve aumentar ainda mais em 2009. Para facilitar a adesão de novos lojistas, hoje a instalação das máquinas de leitura de cartões pode ser feita até no mesmo dia, dependendo da localização da loja.

Para 2009, a Abecs prevê um ritmo menor de crescimento, mas ainda com taxas na casa dos dois dígitos, com aumentos de 15% a 20%. Por outro lado, também se espera no ano que vem uma ampliação das taxas de inadimplência, que chegaram a 8,4% em outubro deste ano.

Nenhum comentário: