Pesquisa da consultoria GfK Roper em 25 países, revelou quais são as marcas mais poderosas do planeta. Nessa lista, as 10 primeiras foram pela ordem: Sony, Coca-Cola, Nokia, Nestlé, Pepsi, Colgate, McDonald’s, Nike, BMW e Samsung.
Para chegar a esses nomes, a GfK perguntou a 30 mil pessoas se elas conheciam a marca, se gostavam dela, se confiavam nela, se pagariam mais por ela e se recomendariam a marca a um amigo. Dessas 10 marcas com maior pontuação, cinco são americanas.
Porém, marcas muito identificadas com os Estados Unidos, como Coca-Cola, McDonald’s, Colgate e Kodak, estão entre as que mais caíram do ano passado para esse, especialmente no quesito afeição. Para vocês terem uma idéia, a quantidade de pessoas que gosta da Coca-Cola caiu 40% da pesquisa anterior para essa.
Especialistas acreditam que isso reflete a queda de popularidade dos Estados Unidos e da sua cultura em todo o mundo. Admitem inclusive que a política externa americana pode ter acentuada influência nesse resultado.
Isso prova que a escolha de uma marca pelos consumidores é muito mais subjetiva, do que pode parecer. Apesar da qualidade, da boa propaganda, da forte presença no ponto de venda e do preço justo, a marca pode ser preterida somente porque seu país de origem não anda sendo muito simpático com o resto do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário