terça-feira, 11 de setembro de 2007

Marcas americanas perdem afeto dos consumidores

Pesquisa da consultoria GfK Roper em 25 países, revelou quais são as marcas mais poderosas do planeta. Nessa lista, as 10 primeiras foram pela ordem: Sony, Coca-Cola, Nokia, Nestlé, Pepsi, Colgate, McDonald’s, Nike, BMW e Samsung.

Para chegar a esses nomes, a GfK perguntou a 30 mil pessoas se elas conheciam a marca, se gostavam dela, se confiavam nela, se pagariam mais por ela e se recomendariam a marca a um amigo. Dessas 10 marcas com maior pontuação, cinco são americanas.

Porém, marcas muito identificadas com os Estados Unidos, como Coca-Cola, McDonald’s, Colgate e Kodak, estão entre as que mais caíram do ano passado para esse, especialmente no quesito afeição. Para vocês terem uma idéia, a quantidade de pessoas que gosta da Coca-Cola caiu 40% da pesquisa anterior para essa.

Especialistas acreditam que isso reflete a queda de popularidade dos Estados Unidos e da sua cultura em todo o mundo. Admitem inclusive que a política externa americana pode ter acentuada influência nesse resultado.

Isso prova que a escolha de uma marca pelos consumidores é muito mais subjetiva, do que pode parecer. Apesar da qualidade, da boa propaganda, da forte presença no ponto de venda e do preço justo, a marca pode ser preterida somente porque seu país de origem não anda sendo muito simpático com o resto do planeta.

Nenhum comentário: