A queixa mais freqüente dos americanos é com o pouco caso e a falta de informação dos vendedores sobre os produtos da loja. Mas falta de educação, apatia, grosseria, preguiça e desatenção foram erros também bastante mencionados.
Se a pesquisa fosse feita no Brasil, não seria muito diferente não. Poucos anos atrás a minha empresa fez um estudo qualitativo com consumidores e vendedores de lojas em shoppings, chegando a conclusões bem semelhantes.
Os principais defeitos dos vendedores brasileiros, de acordo com essa pesquisa, são agressividade, uso de linguagem inadequada, pressa no fechamento das vendas, impessoalidade no atendimento e atitudes de desprezo ou arrogância.
No fundo, a culpa por tudo isso é mesmo de alguns donos de loja, que treinam e estimulam suas equipes para fechar vendas e não para atender bem aos clientes. Eles esquecem que um cliente bem atendido compra mais, volta mais vezes e fala bem da loja para todo mundo. Já os outros, botam a boca no trombone, mas para falar mal.
Um comentário:
Olá Marinho.
Excelente artigo sobre atendimento.
Eu tenho um blog dedicado ao varejo, e buscando uma ilustração, acabei encontrando seu blog.
Estou adicionando um link para este seu artigo, de certo que ele é muito interessante.
Visite meu blog, seja bem-vindo.
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com
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