sexta-feira, 20 de julho de 2007

Vendedores de loja - problema ou solução?

Sabe o que enlouquece de verdade os consumidores americanos? Os vendedores das lojas de lá. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Varejo concluiu que boa parte das estratégias de marketing do comércio dos Estados Unidos é arruinada pelo desinteresse do pessoal de vendas.

A queixa mais freqüente dos americanos é com o pouco caso e a falta de informação dos vendedores sobre os produtos da loja. Mas falta de educação, apatia, grosseria, preguiça e desatenção foram erros também bastante mencionados.

Se a pesquisa fosse feita no Brasil, não seria muito diferente não. Poucos anos atrás a minha empresa fez um estudo qualitativo com consumidores e vendedores de lojas em shoppings, chegando a conclusões bem semelhantes.

Os principais defeitos dos vendedores brasileiros, de acordo com essa pesquisa, são agressividade, uso de linguagem inadequada, pressa no fechamento das vendas, impessoalidade no atendimento e atitudes de desprezo ou arrogância.

No fundo, a culpa por tudo isso é mesmo de alguns donos de loja, que treinam e estimulam suas equipes para fechar vendas e não para atender bem aos clientes. Eles esquecem que um cliente bem atendido compra mais, volta mais vezes e fala bem da loja para todo mundo. Já os outros, botam a boca no trombone, mas para falar mal.

Um comentário:

Caio Camargo disse...

Olá Marinho.
Excelente artigo sobre atendimento.
Eu tenho um blog dedicado ao varejo, e buscando uma ilustração, acabei encontrando seu blog.

Estou adicionando um link para este seu artigo, de certo que ele é muito interessante.

Visite meu blog, seja bem-vindo.
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com