segunda-feira, 18 de junho de 2007

Palestras de ontem em Cannes foram na media muito boas

Depois de uma semana de boa vida aqui na Franca, comecou a corrida. Ontem foram 7 palestras - com o agravante de que eu tinha que escrever sobre 3 delas para o Blue Bus. Isso sem falar nas 2 entradas ao vivo para a Band News FM.

Eu fiquei com a apresentacao sobre radio, bem facilzinha de fazer. A mensagem era clara - o negocio das empresas de comunicacao deve ser produzir conteudo para varias midias e nao vender acesso aos consumidores por um unico canal. Ate porque cabera aos consumidores definir por qual aparelhinho vao ler jornal, ouvir radio e ver TV e nao aos veiculos.

Alias, esse tambem foi o tema da 3a palestra, do pessoal da Go Viral. Mas eles cairam naquela armadilha manjada de decretar o fim da midia de massa. Tudo o que e radical demais fica com cara de exagero.

Mas a melhor palestra de ontem, disparada, foi a dos planejadores da DDB. Fizeram uma apresentacao simples e muito bem montada para explicar porque o mundo virtual esta se confundindo com o real.

Curiosamente, lembrei da palestra do David Laloum, no evento do Grupo de Planejamento de SP, pouco temopo atras. Ele tambem falou da questao do mundo real e virtual, mas com uma abordagem ligeiramente diferente. Ele dizia que nos cruzamos a linha entre o real e o virtual todo o tempo. O pessoal da DDB foi um pouco alem, mostrando porque em breve essa distincao nao vai mais fazer sentido. Uma interessantissima discussao.

Nenhum comentário: