Saiu hoje de manhã o resultado da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE. As vendas no varejo brasileiro em maio subiram 10,2% na comparação com 2009. Isso pode ser um sinal de que crescimento do comércio em 2010 será de 2 dígitos? Pois é, até agora o crescimento tem sido muito forte mesmo. Com mais esse bom resultado em maio, o volume de vendas no varejo brasileiro já acumula alta de 11,5% nos primeiros 5 meses do ano, na comparação com 2009. Mas ainda é cedo para garantir que o aumento no ano será de 2 dígitos. Alguns números preliminares referentes a junho mostraram que em determinados setores a Copa do Mundo pode ter atrapalhado o comércio. Presas em frente à TV por muito tempo, as pessoas teriam reduzido a frequência às lojas. Isso só vai dar para saber ao certo no mês que vem. Além disso, não podemos esquecer que o consumo deu sim uma freada no comecinho de 2009, por conta do medo dos consumidores de que a nossa economia pudesse ser contaminada pela crise financeira global. Por isso, a comparação nos primeiros meses de 2010 se dá contra uma base mais fraca, o que favorece o surgimentos desses números expressivos. E os pessimistas de plantão lembram ainda que a inadimplência cresceu um pouco nos últimos 2 meses, o que pode atrapalhar a festa do consumo especialmente nas classes mais baixas.
Apesar de todos esses agouros, eu acredito que o ano vai ser muito bom para o varejo, e que o aumento no volume de vendas, se não ficar nos 2 dígitos, vai ficar bem perto disso. Vale lembrar que ano passado o crescimento foi de 6,9% e em 2008 de 9,1%. Minha aposta é que 2010 vai superar esses percentuais.
Quais os setores que mais se destacaram em maio? Em primeiro lugar, os super e hipermercados, que já acumulam alta no volume de vendas de 10,1% de janeiro a maio desse ano. E olha que a inflação do setor chegou a 6,1% nos últimos 12 meses, contra apenas 5,2% do índice geral. Depois veio o segmento de móveis e eletrodomésticos, muito beneficiado pela Copa do Mundo e pelo Dia das Mães. Em 3o lugar apareceu o setor de tecidos, vestuário e calçados, que apesar de ter tido um desempenho decepcionante no ano passado, em 2010 se mostra em franca recuperação e já vendeu nesse comecinho de 2010 11,6% mais que no mesmo período de 2009. Aqui o friozinho e também o Dia das Mães foram fatores importantes.
Do ponto de vista regional, Sao Paulo e Minas Gerais ficaram bem perto da média nacional de crescimento, que foi, repito, de 10,2%. Sao Paulo cravou 10,3% e Minas 10,9%. O Rio ficou só um pouquinho abaixo, com 9,8% de aumento nas vendas, o Paraná vendeu mais 8,6%, Rio Grande do Sul mais 8,5%, o Distrito Federal mais 8,2% e a Bahia cresceu o volume de vendas em somente 7,8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário