A mesma onda positiva que vem impulsionando o crescimento das vendas no comércio, ajuda também a explicar o bom momento das vendas pela internet em nosso país. De acordo com dados da e-bit, empresa especializada em monitorar o comportamento do varejo eletrônico brasileiro, as vendas na web cresceram 42% na quinzena que antecedeu o último Dia das Mães, na comparação com 2009. A novidade foi a forte participação do segmento de eletrodomésticos, que foi responsável por 15% dos pedidos naquele período, o que acabou elevando o ticket médio para o patamar de R$ 380 por pedido.
Tudo indica que algo parecido acontecerá no Dia dos Namorados, agora em junho. A e-bit também prevê uma forte subida nas vendas desta data promocional, algo em torno dos 40%. Para que isso se confirme, no entanto, será preciso que os namorados brasileiros comprem mais computadores e eletrônicos do que no ano passado, para que o ticket médio seja maior que os R$ 330 de 2009.
Além da economia, outros fatores favorecem as vendas pela internet no Brasil, tais como o constante crescimento da base de usuários da internet, a disseminação do cartão de crédito e a maior familiaridade dos brasileiros com a web. Mas isso nem de longe ameaça as lojas físicas. Ao contrário, no mundo todo, o crescimento das vendas na internet até ajuda a levar mais clientes para as lojas de tijolo e cimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário