terça-feira, 18 de setembro de 2012

Compras no exterior afetam ou não as vendas em shoppings brasileiros?

A edição de agosto da revista Shopping Centers, editada pela Abrasce, traz interessante matéria sobre o impacto dos gastos no exterior dos consumidores brasileiros no desempenho do varejo nacional. A voz destoante foi a do economista da Fecomercio, Altamiro Carvalho, que não considera que o dinheiro deixado lá fora pelos nossos turistas afete significativamente os lojistas no Brasil. “No ano passado o valor gasto no exterior foi de US$ 21 bilhões, o que representa apenas 4% do volume total. Além disso, não dá para dizer que esse dinheiro seria gasto aqui. Desse total, ainda muito pouco foi deixado no varejo”, declarou o economista à repórter Clarissa Amorim.

Bem, respeito os argumentos do Dr. Carvalho, mas me permito discordar. Para começo de conversa, para mim US$ 21 bilhões fazem sim muita falta ao varejo nacional. Basta lembrar que as vendas totais dos nossos shoppings em 2011 somaram perto de US$ 55 bilhões. Isso significa que as despesas lá fora foram equivalentes a quase 40% do que as lojas localizadas em shopping centers brasileiros venderam no ano passado. Mesmo que parte desses US$ 21 bilhões tenham sido despendidos em hoteis, ingressos para shows ou restaurantes, esse dinheiro estaria provavelmente disponível para o consumo se essas pessoas não estivessem viajando.

Pesquisa recente que fizemos para um shopping aqui de São Paulo mostrou que 40% dos seus clientes tinham feito compras em lojas no exterior ou em Duty Free nos 3 meses que antecederam a pesquisa. Aqui surge mais um fato importante - os consumidores que viajam e gastam mais lá fora são exatamente aqueles que usam mais frequentemente os shoppings brasileiros. Por isso tudo, vale a pena ficar de olho aberto. Porque assim como outros shoppings e os canais de venda direta e de ecommerce, as lojas no exterior tornaram-se também relevantes concorrentes dos shopping centers nacionais.

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