quinta-feira, 21 de junho de 2012

5º dia #canneslions:Filosofia inspirando a propaganda | Alain de Botton


Depois de trazer Sir Ken Robinson no ano passado para o festival de Cannes, a Ogilvy convidou o filósofo Alain de Botton esse ano, dentro do projeto Ogilvy & Inspire. Funcionou. De Botton falou de arte, propaganda, capitalismo, sucesso e fracasso, sempre utilizando exemplos de outros pensadores, de Epicuro a Nietzche, prendendo a atençao da platéia com um discurso bem humorado e sem ajuda de nem um slide de powerpoint. 



O filósofo disse que a arte, quando tem qualidade, nos recorda coisas boas - Quando você ouve Paul McCartney cantando 'Hey Jude', você lembra da importância de ter alguém para amar" - exemplificou. Segundo De Botton, a publicidade deveria fazer a mesma coisa. Mas nem sempre isso acontece, porque o capitalismo, na opinião dele, falha na tarefa de atender as necessidades mais importantes das pessoas, aquelas colocadas no topo da pirâmide de Maslow. Outro ponto abordado por De Botton foi o medo de errar - "O sofrimento faz parte do processo criativo. Nietzche odiava o álcool e o cristianismo porque achava que ambos abreviavam o sofrimento das pessoas. Se você não estiver preparado para falhar, nunca será bem sucedido", ensinou à plateia. 


A apresentação de Alain de Botton reforçou a ideia de que as melhores apresentações deste ano em Cannes devem vir mesmo de fora do mundinho da publicidade. 





Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannesmaior e mais importante evento global de comunicação de marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.

Nenhum comentário: